domingo, outubro 14, 2007


“Para quem não sabe: O filme intitulado 'Corpus Christis' (O Corpo de Cristo), que vai sair em breve na América do Norte , mostra Jesus mantendo relações homossexuais com os seus discípulos. A versão teatral já se apresentou. É uma paródia repugnante de Jesus. Uma acção concentrada da nossa parte poderia provavelmente mudar as coisas. Você aceita juntar o seu nome no fim da lista? Em caso afirmativo, poderíamos evitar a projecção deste filme que não traz nada de positivo. PRECISAMOS DE MUITOS NOMES em adesão a esta proposta 'Quem me confessar diante dos Homens, Eu o confessarei Diante de meu Pai, que está nos Céus.' (Mt 10.32) 'Mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus..'(Mt 10.33) POR FAVOR: Não faça 'ENCAMINHAR' Desta mensagem, mas sim: SELECCIONE TUDO, COPIE (Ctrl+C) e COLE (Ctrl+V) numa mensagem Nova. Depois, acrescente o seu nome no fim da lista e envie-o a todos Os seus amigos. São apenas 2 minutos para algo tão importante. Quando a lista chegar aos 500 nomes, envie-a a: homasg@softhome.net1.”

Este é, sem mais nem menos (ou melhor, sem todos os nomes que formam uma extensa lista), um e-mail que eu recebi um dia destes. E não será difícil ao caro leitor prever qual foi a minha reacção: um severo franzir do sobrolho, seguido de uma valente gargalhada, que deu finalmente origem à minha vontade de escrever um post sobre tão ridícula mensagem que tem circulado aí pela Internet.
Como é óbvio, ao ler um texto destes, só posso uma vez mais reflectir sobre como anda a percentagem de seres realmente pensantes, já nem digo inteligentes, no nosso planeta. Já foram feitos boicotes a livros, como o Código da Vinci, filmes, entre os quais a Paixão de Cristo, e agora O Corpo de Cristo. A diferença entre o primeiro e o segundo filmes está realmente no comportamento de Cristo: no primeiro, passa o filme todo sob o ataque dos chicotes e depois o resto do filme sob a cruz; no segundo, diverte-se com os seus discípulos, ao que o/a fabuloso/a autor/a deste texto teve a sensibilidade de apelidar de “paródias homossexuais”.
Para estes idiotazinhos (que insistem em recusar a evolução do pensamento), a salvação da fé passa pelo boicote da própria existência humana, enquanto representação artística, entre muitas outras formas existentes de comprovar a real história de Jesus Cristo (não estando eu aqui a dizer qual é a correcta ou a errada). É também a recusa da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento e da coerência da questão em si. Se o católico X decidir que, para si, Jesus Cristo alinhava realmente em “paródias homossexuais” então é certo e sabido que estará o caldo entornado, esteja o católico X onde estiver.

A decadência da Igreja Católica está à vista de todos, e já todos os meios são poucos para sustentar a mais grandiosa das instituições já existentes em toda a história da humanidade, para o bem e para o mal.

A propósito deste tema, recomendo o livro Nostalgia do Absoluto, de George Steiner, constituído por cinco conferências relativas ao nascimento das novas mitologias, e de como algumas poderão ou não persistir ao longo do tempo. Interessante e pequeno.

Cumprimentos, Simão Martins

Sem comentários: