terça-feira, outubro 09, 2007

Os Três Magníficos

Portugal tem sido cada vez mais um destino a não fugir, designadamente no domínio musical. Desde concertos isolados a festivais de música dos mais diversos estilos, em todos eles estiveram presentes as mais consagradas bandas do momento.
Convém, no entanto, não esquecer que não sou receptivo a qualquer coisa, ou que é um qualquer trapo musical que me convence. Mas adiante: para o que interessa!

As três melhores bandas deste Verão estiveram duas delas em Paredes de Coura e outra no Super Bock Super Rock, e foram as seguintes, do fabuloso para o genial:



- Lcd Soundsystem, com o grande concerto do Super Bock Super Rock, a música energética e contagiante destes britânicos, chefiados pelo sempre agradável James Murphy, levou os que lá se encontravam à loucura, principalmente em músicas como Daft Punk Is Playing In My House e Tribulations, entre outras. Para quem não viu, vê para a próxima; para quem viu, não vai certamente recusar entre 20 a 30 euros para assistir a um colectivo humano especialmente dado à luz para trazer o ritmo ao mundo!




- Gogol Bordello, provenientes da cidade que nunca dorme, foram a grande surpresa do Verão. Chegaram à pacata vila (ou cidade, não me recordo) de Paredes de Coura num dia chuvoso, mas a única coisa que conseguiram foi levar à loucura o até aí apático anfiteatro do palco principal de um dos melhores festivais da Europa. Descrições aparte, aqui fica um single daqueles como já vão havendo poucos.





- Por fim, os já batidos nisto Sonic Youth. Contratados especialmente para fechar (e arrasar) o festival de Paredes de Coura e sem darem explicações a ninguém, deram simplesmente aquele que foi para mim o melhor concerto deste ano. "Parece fácil!", dizia frequentemente um amigo meu.
Se é ou não, eles só eles poderão dizer. Imperdíveis!



E é desta forma que ficam eleitas as três melhores bandas deste ano, todas elas oriundas de dois festivais de Verão, o que por si só serve de elogio aos organizadores dos respectivos festivais. De saudar também a iniciativa do Álvaro Covões que conseguiu integrar no cartaz do Alive! bandas como Smashing Pumpkins, The White Stripes, Pearl Jam e Beastie Boys, entre outros.

Cumprimentos, Simão Martins

2 comentários:

João Francisco disse...

Da parte que me toca posso dizer que os White Stripes são realmente grandes ao vivo, a energia de Jack White é simplesmente incrível. Não se dá pela falta do baixo, e para eu dizer isto... lol. Quanto a Smashing Pumpkins deram um excelente espectáculo de regresso, com todos os clássicos, e um visual que não deixou ninguém indiferente. A chuva que caía foi a companhia ideal para cantar grandes canções, entoados com emoção pelo público, que foi, como já vem sendo hábito em Portugal, fantástico. Billy Corgan não ficou indiferente, de certeza. É daquelas bandas que já não esperava ver ao vivo, mas eis que eles estão de volta! Fico è espera de um concerto em nome próprio, agora com as novas músicas na ponta da língua =p.

Para acabar deixo aqui o desejo pessoal de que um dos momentos altos de 2008 seja da autoria de uns rapazinhos chamados "Radiohead", já que é aquela banda que ainda não vi ao vivo! O novo album "In Rainbowns" já cá canta no meu iTunes, e as primeiras audições deixaram uma impressão (mesmo) muito satisfatória!

Breites disse...

só uma correcção: os grandes LCD Soundsystem são de Nova Iorque :P

Até me dá-me vontade de chorar cada vez que me lembro do pessoal a ligar-me para eu ouvir uma musica ou outra e eu a estudar para o exame na manhã seguinte...