quinta-feira, janeiro 04, 2007

Humor negro norte-americano? Não Obrigado!

Artigo 3: Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 5: Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

(excertos da Declaração Universal dos Direitos do Humanos)

A pena de morte é, em qualquer caso, inaceitável. Ainda para mais, morte por enforcamento. Estamos no século XXI? Estamos sim, mas pelos vistos, nem todos.
Ora, Saddam Hussein foi enforcado dia 31 de Dezembro de 2006. Discordo com o Paulo em relação a uma parte do seu comentário de há dois posts, creio, quando disse que «O Saddam é que fez bem, morreu às portas de 2007». Tenho a certeza que tinham feito bem melhor se o deixassem num campo de trabalhos a pão e água até ao final dos seus dias (será que chegaram a colocar esta hipótese?).
E se em pouco tempo já haviam anedotas a circular por aí relacionadas com o acontecimento, disso não tenho quaisquer dúvidas.
No entanto, hoje fiquei não menos que perplexo, ao ler a seguinte notícia: «Saddam «Pendurado numa Corda» é a última figura de acção criada pela Herobuilders, uma pequena empresa de Connecticut que há quatro anos elabora figuras de plástico e articuladas de personagens populares da vida política e social. O produto suscitou numerosas críticas contra a Herobuilders, que adiantou ter já recebido numerosas encomendas.»
Uma ideia digna, está claro, dum fervoroso norte-americano. Se estas encomendas não cessarem de aumentar, podemos bem estar à espera do novo produto no top-10 norte-americano:

Este autêntico cúmulo de estupidez provém duma maioria que foi provavelmente a que colocou Bush e o seu clã no poder. De certeza que o presidente norte-americano não vai criticar esta infeliz iniciativa da Herobuilders. Se o fizer, ALELUIA, pois terá pela primeira vez o meu apoio. Mas como o objectivo deste post não é, de momento, criticar o «senhor» G. W. Bush, fica apenas a esperança de que esta ideia não se desenvolva por muito mais tempo, e que, no mínimo, se mantenha lá pelas terras do tio Samuel, para que os americanos se continuem a vangloriar pelos seus feitos.

Cumprimentos, Simão Martins

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu disse que o Saddam fez bem em morrer para não entrar em 2007... foi humor negro, não uma opinião.

Herobuilders.. ignoro a existência dessa empresa de... brinquedos? Andamos à bulha por causa dos programas de T.V que as crianças assistem, pelos jogos de video que jogam e pela música que ouvem e dps fazem-me um brinquedo dum homem enforcado? Acho engraçado imaginar um miúdo de 5 anos com a mão esquerda dada à direita da sua mãe e com a sua mão direita a segurar a corda do boneco arrastando consigo a "action figure" de aspecto moribundo pelo pescoço tropeçando numa ou outra pedra pelo caminho... Esta é mesmo a peculiaridade do humor americano: "Freedom of Speech for the way!" Basicamente: faz tudo o que queiras e aches bem, quem gostar, gosta, quem não gostar... paciência e este é o "dark side" da "freedom of speech". Mas... pois é, ainda há pessoas sensíveis no mundo e nem sempre dizer o que se pensa é a melhor solução. Pelo menos numa coisa concordo com Chuck Norris (vá lá, ele é o actor preferido do Bush, gozem lá com ele :P) quando ele diz no seu próprio código marcial (com um nome engraçado que já não me lembro) "If I have nothing good to say about a person, I will say nothing".
A questão fica no ar: o humor tem limites? Rematada fica a minha resposta: não, se realmente tiver piada logo, é arte! :D

PS: mais tarde procuro a cena do estilo de artes marciais que o chuck norris inventou, o nome é engraçado :P

E já que estamos a comentar assuntos globais e não há global sem "United States of America", aqui me despeço com um bom "farewell".

Anónimo disse...

estados unidos, estados unidos...

sejamos realistas, o Bush filho invadiu o Iraque para dizer que era melhor que o papá! nao pelo petróleo, não por ver o Iraque livre (não esquecer o conflito Irão-Iraque, onde os EUA ajudaram o regime de Saddam de forma descarada), mas para ser melhor que o pai!

ele foi um ditador implacável e nojento, disso não tenho dúvidas. deveria de sobreviver e ser forçado não a pão e água, mas a ser mandado para uma ilha deserta, no lugar de nenhures, onde não conseguiria sobreviver - o mesmo se aplicaria a Pinochet, que deveria ter sofrido o que fez sofrer a milhares de Chilenos!

mas esta ideia da Action figure, por amor de deus... -_-

abraço, Pedretti

Anónimo disse...

Eu só tenho 3 palavras para descrever a pena de morte: não, não e não.


E acho que tentar ridicularizar a situação é só reforçar a ideia tão má que o resto do Mundo já tem dessa grande máquina de sensacionalismo e falso patriotismo que são os EUA. Odeio a maneira como alguns afirmam que são a melhor nação do planeta, quando são a maior fonte de violência e atraso mental que conheço. Aquele conservadorismo (lembro a situação com a Janet Jackson na final da Superbowl) deita logo abaixo a tal "freedom of speech" que o Paulo tão bem referiu.

Antes, Saddam Hussein era um ditador. Agora, que foi morto, é um mártir e um herói para os seus... Só vai provocar mais conflitos, ódio e morte de pessoas inocentes!


* beijinhos :)

Anónimo disse...

Pedro, isso são teorias... Ainda viveremos muitos anos até se descobrir a VERDADEIRA razão da invasão do Iraque SE nos for permitida a nós, comuns cidadãos do Planeta nesta era Global. Talvez houvesse uma área 51 no Iraque :D

Raquel, se tu visses os mapas que eu vi em cartografia partias-te a rir... os mapas americanos tém os EUA no centro loooool. Outro mapa engraçado é o do continente Africano com as fronteiras geométricas mas isso é outro caso.
Isto tudo só para dizer que concordo que o "american way of life" e todo o sensasionalismo OUTRORA nobre dos EUA seja hipócritas...
O Saddam já foi... quem é o próximo? Kim Jong-il da Corea do Norte? Ui duvido... ainda falta enforcarem o Bin Laden... "atão pá", americanos, estão a falhar :O
Calma, talvez a ameaça vermelha regresse com a China? Apostas, qual será a próxima paranoia dos EUA?

Anónimo disse...

Eu lembro uma conversa que tive com um americano de Washington há uns 2 anos....

Perguntou-me se eu tencionava ir para a faculdade e licenciar-me. Quando lhe respondi que sim, ficou atónito e disse que em breve iríamos ser vizinhos porque eu tinha que me mudar para os EUA, já que dentro da sua cabecinha ignorante não existem faculdades em Portugal. Francamente, ainda não se sabia da existência do continente americano e já havia Universidades em Portugal...

Um beijinho especial para o bloguista :) *

Anónimo disse...

EPA..CALAM-ME essa Raquel...so diz merda...

Falam do que não percebem....
Manias de começar um blog e escrever sobre tretas que não lhes dizem respeito...POr Amor de Deus...

Simão disse...

Caro anónimo, já que classifica o início do meu blog como uma «mania», porque é que se dá ao trabalho de o comentar?

Respondendo à sua pergunta, tudo aquilo de que falei me diz respeito, NOS diz respeito a todos, à civilização, à própria humanidade.
Graças a atitudes como a sua é que muita gente continua no «pântano» da ignorância...

Anónimo disse...

Coragem não lhe falta para comentar e ofender "essa Raquel" mas coragem lhe falta para se identificar.
Por favor, expresse a sua opinião de maneira convicta e de forma não insultuosa.
De facto, o seu comentário não tem conteudo nenhum informativo e falhou qualquer tentativa de opinar sobre o tópico. Já que despreza tanto o comentário da Raquel, por favor, exprima a sua opinião.

Anónimo disse...

lool nao m admira k tenham feito bonecos desse tipo...afinal eles são os "Americanos"! akele povo capaz d concretizar kualker acto improprio para a humanidade sem ter kualker penalizaçao por isso mas tambem nao entremos por ai. É claro k so alguem com uma mentalidade tao nacionalista como é o caso do responsavel por este trabalho, é k pode inventar uma banalidade destas. ora o senhor k fez isto deve ter tanta raiva ao saddam e aos responsaveis pela resistencia as tropas americanas no iraque, k axa k construir um "Monhé Enforcado" iria aliviar a sua raiva. Ora todos akeles k compraram o artigo provavelmente sentem o mesmo k esse senhor e axam k ao comprarem estão a apoiá-lo na sua "causa". É este o pensar de muitos americanos e como bem disse o simao , sao estas pessoas k puseram o terrorista no poder, sem pensarem k afinal nao foram os os muçulmanos k começaram a guerra mas sim os americanos! Portanto sao pessoas deste genero k vao continuar a votar no Bush pa k mais anos d guerra continuem...e sao estas pessoas k vao estar com as bandeiras na mao kuando o bush fizer um discurso após matar nao sei kuantos milhares de cidadãos inocentes pelo mundo fora.

Anónimo disse...

fodase ó anonimo poete no caralho ... deves "comer" morangos com açucar tu... miseravel d merda!

Anónimo disse...

1º - "CALAM-ME"

2º - se não gosta, não lê

3º - entao porque não começa um novo blog, anónimo?

4º - em vez de criticar, que tal expor as ideias, que (pelos vistos) são contrárias as da Raquel?

Anónimo disse...

oi?