domingo, janeiro 07, 2007

Venha o diabo e escolha...


Depois de um fim de semana em branco sem qualquer post e após duas discussões algo polémicas sobre problemáticas que serão retomadas, decidi alterar um pouco a temática e falar sobre uma ideia que me parece original e agradável.
Dia 28 de Janeiro começa então uma digressão por esse Portugal fora em busca das sete maravilhas portuguesas.
Em cima da mesa estão 21 monumentos espalhados por 18 autarquias, começando em Lisboa e seguindo-se Sintra, Mafra, Óbidos, Vila Nova da Barquinha (isto se o Tejo não fizer das suas e permita acesso ao castelo de Almourol), Alcobaça, Tomar, Batalha, Coimbra, Conimbriga, Porto, Guimarães, Vila Real, Marvão, Vila Viçosa, Évora, Reguengos de Monsaraz e finalmente, Sagres.
A cerimónia na qual se elegerão as sete maravilhas portuguesas vai ter lugar no dia 7 de Julho deste ano e vai-se realizar no estádio da Luz, onde vão ser também eleitas as sete maravilhas do mundo.

A votação pode ser feita através do site www.7maravilhas.pt e fica aqui a minha proposta:
-Mosteiro dos Jerónimos
-Convento e Basílica de Mafra
-Templo Romano de Évora
-Palácio Nacional da Pena
-Castelo de Guimarães
-Castelo de Almourol
-Convento de Cristo

Dito isto, penso que também podem perder uns minutos para ficarem deslumbrados com as sete maravilhas do mundo http://www.new7wonders.com/index.php.
Esta iniciativa tem como objectivos principais a restauração de um monumento nacional e, dependendo do valor angariado, uma contribuição para a reconstrução do Buda no Afeganistão (que fora destruído pelo regime taliban).
Ficam desde já os meus parabéns pela iniciativa e espero que haja uma grande adesão à mesma, para que não se passe a vida a falar de futebol ou de cretinices do dia-a-dia.

Cumprimentos, Simão Martins

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom post, é pena já ser tarde e não estar inspirado para melhor opinar sobre isso. Fico contente por reformolarem as 7 maravilhas do mundo após tanto tempo com apenas 1 delas intacta... Espero que as piramides de Giza reganhem o seu estatuto e que as antigas 6 maravilhas destruidos ao longo da história ganhem um lugar ainda melhor na História e na Mitologia.
O Faról dos Faros sempre foi a minha "Maravilha" preferida, as ilustrações são espectaculares!
Mas para as 7 maravilhas mundiais, a minha sugestão e voto (sim porque eu já votei há já alguns meses XD) são:

-Pirâmides de Giza (simplesmente pelo misticismo e mistério que ainda representam e pela sua persistência no Tempo)

-Macchu Pichu (aquele espaço no Perú, nunca lá fui mas as imagens falam por si. E já agora, a representação 3D desta area no jogo 007: Everything or Nothing que a Electronic Arts realizou merece aplausos pois está muito fiel à realidade.)

-Estátua da Liberdade (é pena o Bush não olhar de vez em quando para essa boneca e reflectir um bocado, não apenas ele, mas muitos americanos. Para mim, essa estátua representa a glória da democracia que poderá estar em declínio a qualquer momento da História)

-Stonehenge (Paulo, são só uns rochedos colocados sem lógica nenhuma num sítio ao calhas... tá certo... mas é misterioso! O misticismo que invoca e nos levam a pensar da pré-história até ao ciclo artusiano. Tememos aquilo que desconhecemos mas também temos curiosidade sobre isso não?)

-Estátuas da Ilha da Páscoa [são estátuas... eu sei... mas são misteriosas e... vocês percebem-me ;)]

-O Coliseu Romano (toda a gente o conhece e é o melhor símbolo da deteoração de uma civilização. Um símbolo que devemos ver e ponderar no que significa: a decadencia duma civilizaçao de tal "complexidade ainda hoje não adequirida" (não sei se concordo muito com esta opinião que não é MINHA, mas sim da minha professora de História da Geografia mas uma coisa é inegável, a socieadade romana foi um grande apogeu de complexidade e organização exepcionais)

-A piramide Chichen Itzá (nada de piadas de "chichens e já" -.-) devido também ao simbolo que representa que para mim, é o vestigio da aniquilação de um povo, neste caso o povo Maya.)

Nacionalmente... ainda tenho de ponderar um bocado.. é mais restricto mas é mais pessoal, já visitei mais de metade deles e os meus votos tenderão a ir para os que já visitei e tenho de evitar isso.

Informalmente, subscrevemo-me
-Paulo Vicente. :P

Anónimo disse...

Um pequeno Post Scriptum: Simão, não gosto do título do teu post :/ Se foi o diabo que escolheu as 7 predecessoras maravilhas relembro, que 6 já não existem :O

Simão disse...

Caro Paulo, se não levasses o título tão à letra verias que se trata de gíria e que a conotação não é negativa.
Se reflectires um pouco, apercebes-te que o que eu quero dizer com «Venha o diabo e escolha», é a evidência dum leque de escolhas alargado e que pode causar algumas indecisões na altura da votação.

Deve mesmo ser do sono ó Paulo!

Anónimo disse...

Pois é Simão.
O que eu não compreendo é porque não consta da lista o Estádio da Luz.
;)

Anónimo disse...

Tenho a certeza que eram todos do Sporting os que filtraram as maravilhas finalistas... e como o estádio de alvalade está longe de ser uma maravilha estética <.< *cough*

Caríssimo Simão... *slap*

Anónimo disse...

Gostaria de saber quais os critérios de selecção das 7 maravilhas arqutectonicas portuguesas bem como a credibilidade de quem as seleccionou.
Onde estão até mesmo dentro dos 77 candidatos os cercas de 2000 Km de levadas Madeirenses, obra esta que sim, seria uma potencial vencedora de um dos lugares nas 7 maravilhas devida à imensidão da obra bem como o desafio que foi construí-la?
Obra esta que ceifou a vida a tantos os que a ousaram construir para que todos tivessem acesso a agua de excelente qualidade proporcionada pelas nascentes inacessíveis do interior da ilha.
Não se pode simplesmente ignorar tal feito que com quase 600 anos de construções, apesar de "monumento" turístico, tem utilidade pública pois é delas que depende actualmente o fornecimento de àgua a toda a população da ilha e posteriormente exportação para o Porto Santo. Sinceramente não concordo com algumas das obras escolhidas de entre as 21 candidatas pois não foram construídas pelos Portugueses.
Pelos vistos a Madeira não é mais portuguesa.
Bem, será que isso significa que o nosso dinheiro do turismo, em vez de vir para Lisboa, passa a ficr lá na ilha?? Se assim é, os nosso problemas financeirs acabarão de vez e podemos mandar o Sócrates à fava!!!