Assim, a banda que fica com o ouro são indubitavelmente os Arctic Monkeys com o seu Whatever People Say I Am That's What I'm Not, o grande disco de eleição de 2006. Curiosamente, com as discussões que vêm sendo geradas em torno do tema dos downloads de cd's através da Internet, estes britânicos de Sheffield alcançaram o sucesso ao colocarem as suas músicas à disposição para downloads gratuitos. Este facto confirmou-se, ao venderem 120000 cópias logo no primeiro dia, batendo todos os recordes de grandes mitos do meio musical (Beatles, Elvis, Oasis, entre outros). Além disso, venceram inúmeros prémios entre os quais o Mercury Prize (raramente é atribuído a uma banda com tantas vendas), aquele que é o mais prestigiante prémio neste género musical.
Em segundo lugar, os já conhecidos Muse, com um quarto álbum de originais surpreendente, Black Holes and Revelations, tendo também este sido nomeado para o Mercury Prize. Num cd marcado pelo cariz claramente político, em músicas como Take a Bow, City of Delusion ou Knights of Cydonia, conseguem conciliar não só todo o seu som esquizofrénico e psicadélico mas também um estilo que aponta maioritariamente para o pop/rock, como os dois primeiros grandes singles, Supermassive Black Hole e Starlight. Incontornável.
O bronze calha aos nova-iorquinos Yeah Yeah Yeahs com Show Your Bones. Um cd que podemos considerar simples, imediato e ao mesmo tempo fascinante, que tem em Gold Lion ou Cheated Hearts os grandes sucessos, sem deixar de referir a total dependência da banda da sua líder carismática, Karen O.
Não sei se esta eleição se deve ao facto de ter tido o prazer de observar todas estas bandas ao vivo em Portugal ao longo do ano, em que todas elas apresentaram, umas, os seus novos trabalhos, outras, o início da caminhada na «auto-estrada» da música (digo auto-estrada pois em Portugal apenas nos é permitido percorrer uma estrada, não havendo grande probabilidade de projecção internacional, sendo acessível apenas a alguns). Fica esta humilde proposta de quem anseia saber mais, e esperava ter tido possibilidade de ouvir ainda mais bandas que lançaram novos projectos em 2006, consideravelmente um ano de boas colheitas!
Cumprimentos, Simão Martins
5 comentários:
Se posso fazer uma sugestão, que tal colocares aqui uns links ou similares para o pessoal ouvir de imediato os sons que conquistaram a tua alma em 2006?
concordo contigo no que diz respeito aos Artic Monkeys - de facto foi surpreendente a escalada dos mesmos e o hit "When the Sun Goes Down" ficará na memória como sendo uma das grandes canções deste ano
acerca dos Muse, nada de novo - desde que começei a ouvir-los ("Time is Running Out") e com o "Supermassive Black Hole", a glória é merecida.
Os Yeah Yeah Yeahs foi uma descoberta recente, com o "Gold Lion" - de facto, uma música catchy ;)
abraço do Pedretti
De facto, uma escolha fenomenal e com a qual não podia estar mais de acordo...
E eu vi todos menos Arctic Monkeys :(
Os Muse elevaram a fasquia a outro nível, na verdade, e proporcionaram a muita gente um grande concerto!
Yeah Yeah Yeahs - serão sempre únicos pela fantástica 'frontwoman' que é a Karen O, sempre energética em palco e dedicada ao seu público... para mim, o melhor de Paredes de Coura '06!
Enfim... a NME decidiu imitar-te mas inverter dois dos candidatos x)
Beijinho especial *
Isso tudo eu não sei, mas sei que o melhor caloiro de 2006 foi o meu afilhado o sr Chateau Blanc, conheces? :P
És o orgulho da madrinha!!!
Besitos * * * * * * * * * k
Gosto dos Arctic Monkeys, uma excelente escolha dentro da música Pop ouvida em 2006.
E será que aqui se gosta dos Arcade Fire? Então atenção ao endereço a copiar adiante: http://youaintnopicasso.com/mp3/Arcade%20Fire%20-%20Intervention.mp3, com uma novíssima canção, a inserir no álbum de 2007, de seu nome - a canção - "Intervention".
O caminho é-nos indicado por um blog dos melhores em Portugal quanto a música e cinema, o SOUNDS + VISION, disponível no seguinte endereço: http://sound--vision.blogspot.com/.
Bye
Enviar um comentário