quinta-feira, dezembro 21, 2006

Jingle Bells...


Depois de mais de uma semana sem «postar», decidi fazer umas sugestões natalícias.
Apesar disso, o que elas têm de menos são o natalício (já irão perceber porquê).
A primeira sugestão é a leitura de um dos mais famosos livros de Franz Kafka, A Metamorfose. A temática essencial desta fabulosa obra é a importância da comunicação para a sobrevivência do ser humano (metamorfoseado ou não). Muitos poderão discordar. Gregor Samsa irá com certeza concordar.
Já no campo cinematográfico, um filme de 2005 da autoria de David Cronenberg (realizador de Existenz, 1999): Uma História de Violência. De facto o filme em si faz jus ao título. Com Viggo Mortensen no papel principal (grande interpretação, fica a referência), a história trata dum homem pacato que vai vivenciando o chamado American Dream, aquele tipo de homem de quem todos gostam e que aparentemente não faz mal a uma mosca. Pois não é bem assim. E estaria a ser incorrecto e egoísta se descrevesse aqui o desenvolvimento desta conturbada história. Fica ainda um alerta para os mais sensíveis, em relação às bem definidas cenas de pancadaria, em que Cronenberg é um entendido na matéria.
A última proposta tem por nome Tó Mané. Um rapaz bem disposto de guitarra ao colo que tive o prazer de ver tocar ao vivo 4ª feira à noite no PALPITA-ME, um bar no bairro alto. Música portuguesa (apenas covers), com grande incidência em Jorge Palma e Zeca Afonso, e acompanhado pelo piano.
Para terminar, chegou a altura das boas festas, e só me resta desejar um bom natal a todos. Muitas prendas, mais abraços e, espero eu, mais alegria por esse mundo fora.
Menos guerras.
Menos pobreza.
Será?
Não sei.
Mas enquanto o homem existe, e se é certo que existe porque pensa (Descartes), podia pensar mais nos que estão para deixar de existir. Não é muito complicado: basta fazer um esforço.
Cumprimentos e um feliz natal, Simão Martins

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é preciso combater a sociedade consumista e sentirmo-nos felizes por termos alguém para abraçar e desejar um Feliz Natal...

E alguém com quem ver «Uma História de Violência», ouvir o Tó Mané e comentar a grandiosidade do senhor Kafka :P


Beijinhoooo *

(AI A CURIOSIDADE!!)

Pedretti disse...

Um grandioso natal, cheio daquelas coisas que há ao pé das árvores e dentro delas:

LUZES ^^

abraço natalício do Pedretti

Anónimo disse...

Prendas já não me seduzem... só mesmo as felhozes, o bolo rei e a lampreia... que já foram todos :|