sábado, maio 10, 2008

Hannah Bond

"Hannah Bond, uma rapariga inglesa de 13 anos, fã de emo e obcecada pelos My Chemical Romance, suicidou-se por enforcamento. A mãe culpa a música pela morte da filha."


Este é o título de uma notícia que surgiu durante a semana que passou. E em relação a isto, gostava de fazer aqui um pequeno raciocínio. Portanto, temos uma miúda que tem apenas 13 anos, fã de música etiquetada de "emo". Discutia com os amigos, também eles com 13 anos, também eles fãs da moda emo o glamour que envolve a temática do suicídio. Auto-flagelava-se e auto-mutilava-se, cortando-se nos pulsos. O pai reparou nas marcas mas não atribuiu importância ao sucedido. Atribuía o seu comportamento, por vezes desequilibrado, à irreverência adolescente própria da sua idade. Relembro que falamos de uma rapariga de 13(!) anos. Como tinha muitos amigos e era muito popular, nunca ninguém pensou que ela pudesse estar a atravessar problemas. Ninguém achou estranho e perturbador (e mórbido) as horas infindáveis que ela passava na Internet, falando com pessoas de todo o mundo que partilhavam as suas ideias e o mesmo fascínio pela morte, suicídio, e visão negra, pessimista e melancólica do mundo. 13 anos, tinha ela.


Hoje, os pais culpam a música de bandas como os My Chemical Romance, e as temáticas que eles abordam nas suas letras e nas suas melodias, pela morte da sua filha.
Pois bem, eu não gosto dos My Chemical Romance, nem do tipo de música que eles fazem. Não gosto de música emo, e não foram poucas as vezes em que já parodiei e me ri à custa desta moda que faz uma adoração mórbida e ridícula ao suicídio, à auto-mutilação física e mental, especialmente quando falamos de crianças, e não adolescentes, que ainda nem sabem sequer o que querem na vida, e já pensam em acabar com ela. Mas quando se trata de se arranjar bodes expiatórios, a mente humana caminha sempre para o mais fácil e imediato, e não para o mais óbvio, que por vezes está, ironicamente, tão pouco escondido mas tão negligentemente esquecido. Não sei o que me perturba mais: se o facto de Hannah pensar que pôr termo à própria vida aos 13 anos, é um motivo de orgulho para impressionar os seus amigos; ou se os seus pais acharem normal que uma criança de 13 anos faça rituais de iniciação que envolvam cortar os pulsos, justificando-se com o facto de ela ser popular e boa aluna, nunca tendo aparentado ter problemas, e ter prometido que nunca voltaria a fazer o mesmo.

Caso semelhante ao do massacre do liceu de Columbine, nos EUA, onde na altura, deitaram as culpas para cima de Marilyn Manson e da sua música e ideologias, pois os jovens autores do massacre eram ávidos fãs deste mesmo artista. E não há nada como ouvir a reacção do próprio a estas acusações, nesta entrevista que podemos encontrar no documentário sobre o trágico acontecimento, realizado por Michael Moore, "Bowling For Columbine":

13 comentários:

Anónimo disse...

É um absurdo! Como que os pais da garota Hannah são capazes de dizer que o MCR tem culpa por esse lamentável acontecimento? Uma menina que deixava bastante claro sua devoção pelo suicídio, fazia coisas absurdas, e seus pais por sua parte nem fizeram nada para impedir as ações da filha e que pelo jeito, agora procuram um tal motivo jogando a culpa na banda. Isso é ridículo!!!
Sou SUPER SUPER SUPER FÃ dos caras e nem por isso jamais pensei em tirar a própria vida, é claro. Enfim eles não tem culpa de nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

culpar os MCR pela morte da rapariga é mesmo um grande absurdo!

tambem sou fanatica por eles e nao é por isso que me ponho a cortar os pulsos....

mas tambem se cortasse os pulsos os meus pais iam reparar ke isso nao é normal!!.. como é que é possivel os pais nao tentarem fazer algo para ver o que se passava com ele ou faze la compreender.

enfim devia ter problemas psicologicos.

P.S..agora é moda andar a cortar os pulsos só por a banda falar sobre morte....

e a rapariga intrepetou mal os singles dos MCR

Anónimo disse...

Em pimeiro queria salientar que neste blog ninguem sabe do que fala...


pelo que consegui peceber, voces não peceberam nada...

ela matou-se porcausa de blogs sobre suicidio na net...

blogs tão estupidos como este... e agoram a andarem a falr de emos que cortam os pulsos?? opa asserio pessoal...

eu convivio com muito pessoal que houve alternative... e eu mesmo a oiço e toko numa banda de alternative...

logo sei que o que voces estão a dizer e a prova que não sabem o que dizem...sorry tar a dizer isto assim... mas revolta me... voces tao praticamente a GOZAR com a morte de uma rapariga de 13anos...

Mais uma coisa...eu conheço as letras dos MCR... sem as traduções delas i tudo...i garanto que falar sobre suicidio n falam nem um pouko...
As letras falam sobre a forxa de vontade de viver...
Fala nos como devemos ter tal forxa pa lutarmos na vida... =/

o k podemos concluir é que, este artigo foi escrito na pura ignorancia...

bem é td..

--R!ot--

Anónimo disse...

permita-me responder a vossa ignorância... as fontes notíciosas portuguesa sao a maior merda que existe PORQUE SE TIVESSEM DADO AO TRABALHO DE LER AS NOTICIAS NOS JORNAIS INGLESES A HISTORIA NAO TEM NADA A VER!!
os pais sabiam que ela feita parva se cortava e falaram com ela sobre isso...
A xavala era EMO e só porque os pais nao a deixaram dormir em casa de uma amiga ela disse "so me apetece morrer" e entao matou-se!

simplesmente assim!!

E SIM NAO TENHO PENA DA MORTE DELA PORQUE FOI POR PURA ESTUPIDEZ E SÓ REFECTE UMA MIUDA MIMADA QUE NAO SABE O QUE QUER!

João Francisco disse...

Caro/a R!iot:

Ainda bem que salientaste que aqui ninguém "pecebe" do que fala. Ainda bem que "tokas" numa banda de "alternative", só por isso deves ser uma pessoa extremamente mais esclarecida e iluminada que toda gente.

Se descongelarem o vosso cérebro por alguns minutos, e voltarem a ler o meu post, mas com olhos de ver, talvez aí percebam que o que eu digo é precisamente o que vocês estão a defender. Não estou a gozar com a morte de ninguém, apenas tento demonstrar o absurdo que é atribuir um comportamento sociopata e suicida às letras ou às músicas de uma banda de rock. Se relerem o meu post, verão que eu digo precisamente que os My Chemical Romance não são as pessoas a culpar, mas sim o comportamento negligente da família da criança.
E sim, li as notícias na imprensa inglesa, que dava conta de que os pais sabiam da situação. E aí é que está, falaram com ela sobre isso, mas não tomaram nenhuma atitude, simplesmente não fizeram mais nada. Atribuíram o seu comportamento e os seus rituais como normais, típicos da fase de adolescência. Depois da tragédia, culparam a banda.

Ninguém está a culpar os My Chemical Romance, ninguém diz que era por gostar do seu estilo de música que ela se matou, ninguém diz que os pais não sabiam de nada, falei precisamente nos "blogs estúpidos" que a miuda frequentava, referi o comportamento perturbador que a miúda aprsentava e o facto de que todos preferiram ficar de braços cruzados e atribuir as culpas ao mais fácil e mais óbvio.

Se há alguém que não "pecebeu" nada, foram vocês.
Portanto, da próxima vez, leiam as coisas como deve ser, aprendam a interpretar textos, pois a opinião que os vossos comentários defendem, é precisamente a que está implícita no meu texto. Até lá, por favor abstenham-se de fazer comentários imbecis, por favor.

Cumps

Anónimo disse...

Sempre que uma criança se torna rebelde ou começa a ter atitudes anormais a maneira mais fácil dos pais lidarem com isso é culparem a musica que ouvem...é mais facil assim para eles... eles sabem la se a filha era feliz, sabem la se a filha estava com algum problema... por vezes os pais não fazem ideia de como os filhos se estão a sentir. Ainda por cima culpar os My Chemical Romance... Quem presta atenção às musicas deles sabe muito bem que o conceito nao e a morte e o suicídio. O conceito deles e viver e aproveitar a vida ao maximo. Para saber isso basta ouvir a musica "Headfirst For Halos"... Eu sou fanática pelos MCR e nunca sequer pensei em mutilar-me ou enforcar-me. Sou Feliz e tenho muitos amigos. A miuda estava era com um problema qualquer agora nao venham culpar os MCR vão antes culpar os pais da miuda por nao fazerem parte da vida dela, por nao perguntarem o que se passa. Para akilo ter chegado àquele ponto é porque os pais de certeza que não tinham uma conversa com ela...

Anónimo disse...

A garota devia ter algum problema mental, depressâo...
Não é por ser mimada ou porque escuta música emo que uma pessoa se mata.
Trata-se de distúrbios psicológicos. Música não mata!!!
K. Cobain não era emo e se matou. Em relação à morte dele, ninguém disse que foi culpa da música ou algo do tipo.

Anónimo disse...

Eu não acho certo colocarem a culpa no MCR, mesmo eu sendo super fã deles, não estou defendendo eles, mas se ela tinha comportamentos anormais, eles tinham que conversar com ela sobre isso, e não jogar a culpa na banda, afinal, eles não falavam nada a respeito dela cortar os pulsos. E ela queria ser, ou era emo, e só por isso gostava de suicidio, emo é um estilo, e não tem nada haver com morte, e suicidio, e só por que a menina amava MCR que ela se matou? Vai saber se a menina não gostava de outras bandas também, eu amo MCR, e nem por isso quero me matar, corto meus pulsos.
Eu ainda acho que ela sofria com algo, que ela tinha depressão por algo. Não acho nada digno eles colocarem a culpa na banda, e se ela se matou tinha algum motivo (ou não '-')

Anónimo disse...

Em primeiro uma coisa que toda a gente diz e bem que é os MCR não tem culpa de nada, não diz lá em nenhuma música "mata-te hannah que vais bem" ou "vamos lá, matem-se todos que é o que esta a dar", e também o Emo não tem culpa porque só por ser Emo não quer dizer que tenha de se matar porque isso é feito por pessoas depressivas, e um Emo não é sempre triste, muita gente tem uma ideia errada do Emo.

E uma coisa mal que a Hannah disse (se é que disse porque já nem sei se eide acreditar nos pais ou nao) é que o Emo é moda e isso é completamente errado porque é sim uma subcultura e não moda, e não é preciso nada para se começar a ser Emo.

"ah tive uma ideia vou ficar depressiva... então «ora bem ás 5h vou a casa do tio...» ás 6h15m vou-me cortar e tal éh, depois talvez me mate para chamar á atenção (vai-me dar um gozo estar la no céu a olhar para eles todos), ai! que pena depois de me cortar não tenho tempo fica para amanha, deixa ver na minha agenda...ah ás 4h10m dá..." -.-??...ãh? gri gri, gri gri
... ... ... ...
... ... ... ...
E se a menina fez isso foi por alguma razão (quem sabe os pais por exemplo, um exemplo), mas se ela não disse é porque talvez ninguém se importou com ela, onde estavam os amigos, ja que ela tinha tantos??? já que tinha assim muitos e tão bons então eles haviam de ter reparado que se passa alguma coisa, pelo que sei os bons amigos mesmo vêem quando o outro está com problrmas mas pronto, ja nem digo nada...ok?

Autor da noticia, se há coisa que os mais novos sabem é da vida, mais até que um adulto...E secalhar é por um adulto querer saber mais que alguém mais novo que certas coisas acontecem...

...all music 4evere...
...bica bem...Hannah...contigo miuda...

Anónimo disse...

menos um emo fdp no mundo lixo.

Jhully K. disse...

se os pais da garota que eram os pais não se importavam com o que ela fazia, a verdade é que eles mesmo tem culpa da filha ter feito o que fez, pela falta de atenção e cuidado, pois ninguem se suicida atoa, só por causa de uma musica. Sou fã de My chemical romance desde 2003 e nem por isso tentei me matar por causa de suas letras melodicas ou agressivas dependendo do caso, a verdader é que os pais da garota só procuravam alguem para culpar pois custava-lhes acreditar que a pirralha suicida fez isso não pela influencia musical, mas sim convivencia com eles, quem sabe se os pais nao discutiam ou algo assim, são apenas consequencias, e se todo mundo que ouve musicas rotuladas como 'emo' se corta, e tenta se matar, qualquer suicida por ai pode ser taxado como tal e axarmos uma banda pra culpar.

Anónimo disse...

diser que a bada MCR tem influencias sobre a morte da garota chega a ser ridiculo.
os pais da menina nem se quer fizeram nada para empedir a filha de se suicidar.

Anónimo disse...

Ridiculo é pouco! a pessoa que tem tendencia a ser fraco da cabeça, se mata por qualquer motivo, musica ou banda não tem poder pra isso!

Pelo AMOR DE DEUS! MCR NÃO É EMO!