sábado, dezembro 08, 2007

Os três mais

Está a chegar o fim do ano, e com ele as festividades natalícias, a neblina matinal e os cachecóis. Todos eles elementos que institucionalizam o Inverno, que é para mim a época mais bonita de todo o ano.
Com tudo isto e muito mais, chegam também as ilações de mais uma jornada musical. 2007 não fugiu à regra e é por isso um ano rico em boa música. Álbuns novos de bandas novas? São poucos os argumentos que me fazem eleger algum. Confesso também que não fui o mais atento dos ouvintes.
Assim sendo, os três melhores álbuns deste ano foram:

1- Favourite Worst Nightmare, Arctic Monkeys



2- Sound of Silver, LCD Soundsystem



3- Myths Of The Near Future, Klaxons



No entanto, esta lista parece-me talvez demasiado injusta, portanto deixo aqui também aquelas que foram as canções ou músicas (como queiram) que me encantaram este ano:

1- Nantes, Beirut


2- Intervention, Arcade Fire


3- Wonderlust King, Gogol Bordello


4- Heart of Hearts, Chk Chk Chk (!!!)


5-Hunting For Witches, Bloc Party


6-All My Friends, LCD Soundsystem (Franz Ferdinand Cover)


7- Nude, Radiohead


8- The Bunting Song, The Good The Bad And The Queen


9- Strawberry Jam, Animal Collective


A última música leva uma dedicatória especial, com direito a letra e tudo. É bem velhinha, tem 40 anos e foi criada pelos Velvet Underground. Gosto de a ouvir quer seja domingo, ou qualquer outro dia da semana. Faz-me sentir bem, confortável, quer esteja num sofá de mil almofadas ou num simples banco de madeira. É daquelas coisas bonitas da vida que nos faz suspirar. Um dia o meu pai mostrou-ma, mas eu era tão novo que não percebia como a simplicidade é a melhor forma de demonstrar as coisas tal como elas são, e neste caso os Velvet Underground com Nico na voz souberam fazê-lo. Se eu tivesse tantos anos como esta música, acho que ainda era do tempo em que só se abriam as prendas de manhã, no dia 25 de Dezembro. Se eu fosse da idade desta música, eu gostava de a ter ouvido na manhã de Natal em que estivesse a abrir o meu presente preferido.
Esta música é para o meu pai.

Sunday Morning

Sunday morning, praise the dawning

It's just a restless feeling by my side
Early dawning, Sunday morning
It's just the wasted years so close behind
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Sunday morning and I'm falling
I've got a feeling I don't want to know
Early dawning, Sunday morning
It's all the streets you crossed, not so long ago
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Watch out, the world's behind you
There's always someone around you who will call It's nothing at all
Sunday morning
Sunday morning
Sunday morning



Cumprimentos, Simão Martins

2 comentários:

João Francisco disse...

Simão pá! Que é que te deu?? Então nem uma referência ao "In Rainbows" dos Radiohead? "Icky Thump", o melhor album de White Stripes desde "Elephant"? The Shins, "Wincing The Night Away"? The Good, The Bad And The Queen?? "Neon Bible", Arcade Fire?? "Release The Stars" do Rufus Wainwright? É que nem sequer os Babyshambles, pá! E vais-me pôr os Arctic Monkeys em 1º? Lol, que se passa contigo? Ainda não te tinhas barbeado quando fizeste este post ou quê? =p

Espero que para o ano ou em 2009 estejamos nós nesta lista, era bom não era? ;)

Grande Abraço

Unknown disse...

Tudo justificável: foram os álbuns que de facto ouvi e que de facto apreciei. Claro que adorei The Good The Bad and The Queen e todos os outros, mas os próprios LCD Soundsystem conseguem ir muito além das expectativas que eu tinha para o segundo cd.
Em relação às referências, não sei se reparaste mas tem-las todas nas dez músicas abaixo referidas, exceptuando Shins, White Stripes e Babyshambles.

Já me barbeei e foi talvez por isso que a inspiração me deu para cometer uma lacuna lamentável: argumentei que não podia eleger nenhum álbum novo duma banda nova para este ano, quando ponho Klaxons no terceiro lugar! Realmente, posts às três da manhã resultam nisto.

Mas sim, espera-se que 2009 seja o ano dos Storytellers e que isto venha a avançar como até aqui (o que era deveras interessante).

Um abraço "amigdilático".