Pois bem, o Top 5 de hoje vai tentar eleger as cinco melhores covers. Já que me tenho habituado a colocar aqui canções cantadas pelos próprios, hoje o que acontece é simples: cinco bandas a cantar músicas de outros autores, e qual destas prestações a melhor?
O critério é livre, mas eu escolho assim:
Nirvana, The Man Who Sold The World, de David Bowie
The Strokes, Last Nite, de Tom Petty (half cover de American Girl de Tom Petty, ver riff)
Muse, Feeling Good, de Anthony Newley e Leslie Bricusse
Asian Dub Foundation, Police On My Back, dos The Clash
The Ramones, What a Wonderful World, de Louis Armstrong
The Strokes, Last Nite, de Tom Petty (half cover de American Girl de Tom Petty, ver riff)
Muse, Feeling Good, de Anthony Newley e Leslie Bricusse
Asian Dub Foundation, Police On My Back, dos The Clash
The Ramones, What a Wonderful World, de Louis Armstrong
Cumprimentos, Simão Martins
6 comentários:
Camarada Simão, vou fazer vários comentários a este post. Can't help it.
Grande ideia esta de suscitares discussão mesmo.
Por mim começo pelo último clip, o de Joey Ramone (não dos Ramones, parece), com uma cover editada no seu àlbum póstumo.
Sabias que a Wikipedia escolheu 27 covers para esta canção?
Ela foi de facto primeiro interpretada por Louis Armstrong em 1967, mas foi escrita por Bob Thiele e George David Weiss, como um quase naïf hino pacifista (Woodstock à porta, o Vietname a doer pelas entranhas da América toda).
Por mim, embora goste cada vez de mais de Joey Ramone e do seu legado Pop, prefiro ainda a versão primitiva de master Louis, que parece ter vendido não mais de 1.000 cópias nos EUA quando lançado, antes de ser nº 1 no Reino Unido.
Atenção também à versão de 1995 dos Flaming Lips, a pedir meças a esta do grande Joey.
As covers ao Petty e ao Bowie vão-me dar que escrever ó Simão. I'll be back.
VM
Andas a ver muita MTV2, pensas que não te conheço =P! Bom, quanto a mim não há grandes dúvidas, a versão dos Muse de "Feeling Good" é fabulosa. Muito boa gente pensa que é original deles, e isso é um sinal de que a cover está realmente muito bem feita. Assim como a "The Man Who Sold The World" também está muito bem apanhada. Mas deixo aqui uma sugestão, uma autêntica relíquia, que para mim, (quase) supera a Feeling Godd dos Muse. "Nobody Does It Better" originalmente interpretada por Carly Simon, numa versão dos Radiohead. Nas palavras de Thom Yorke, "the sexiest song ever written"... Dá uma espreitadela ;) http://www.youtube.com/watch?v=kHe-iwAI9BE
Ah e é imperdoável não teres incluído a "Hallelujah" do Leonard Cohen, cantada pelo Jeff Buckley...
http://www.youtube.com/watch?v=zLQUdHMFpBQ
Os Nirvana atacaram Bowie fazendo um Bowie igual a Bowie. A versão da melhor canção do mágico teria de ter sido inventiva, capaz de acrescentar. O próprio interpretou de formas variadas o original, que de facto está quase igualzinho nesta versão de Cobain, mas sem a aura de David.
Os Strokes são quase sempre muito bons e a citação é "fair enough". Já o Tom Petty é do melhor que a América nos deu, na linha do "white hard blues" e eu próprio não conheço uma cover a merecer registo.
Excelente é a versão de "Police in My Back", essa sim fresca, provocadora e capaz de surpreender. Ela é para mim a melhor das 5 covers.
olá simão , como me pediste, vou colocar aqui um comentário. Escrevo-o aqui nesta pequena janela, porque é o sítio normal para escrever um comentário a um blog. Normalmente não faço comentários num blog. Quando sou espicaçado, ou quando recorrem a armas tão poderosas como é o próprio charme. E tu tens essas armas. És um charmoso. Como neste momento, e através de uma janela( esta um pouco maior) , pediste-me uma sugestão, eu proponho-te um desafio. Colocar as melhores covers de travestis que conseguires arranjar; e eu vou estar atento, porque sou entendiú nessa matéria. Não me tentes enganar ó parvalhão.O público merece.
Enviar um comentário