sexta-feira, maio 25, 2007

Top 5

Talvez cansado de falar nas desgraças do mundo, ou talvez apenas desinspirado, converto temporariamente este blog num espaço cultural, em que me limitarei a eleger filmes que me marcaram, músicas, bandas, quadros, livros, etc. Convido também os leitores (se os há, realmente) a dar as respectivas apreciações do que aqui for colocado, originando assim boas discussões, e já agora descobertas de coisas novas. Afinal de contas, é para isso que isto serve.
Pois bem, o Top 5 de hoje vai tentar eleger as cinco melhores covers. Já que me tenho habituado a colocar aqui canções cantadas pelos próprios, hoje o que acontece é simples: cinco bandas a cantar músicas de outros autores, e qual destas prestações a melhor?

O critério é livre, mas eu escolho assim:

Nirvana, The Man Who Sold The World, de David Bowie




The Strokes, Last Nite, de Tom Petty (half cover de American Girl de Tom Petty, ver riff)




Muse
, Feeling Good, de Anthony Newley e Leslie Bricusse




Asian Dub Foundation, Police On My Back, dos The Clash




The Ramones, What a Wonderful World, de Louis Armstrong



Cumprimentos, Simão Martins



6 comentários:

Vitor Reis M disse...

Camarada Simão, vou fazer vários comentários a este post. Can't help it.
Grande ideia esta de suscitares discussão mesmo.
Por mim começo pelo último clip, o de Joey Ramone (não dos Ramones, parece), com uma cover editada no seu àlbum póstumo.
Sabias que a Wikipedia escolheu 27 covers para esta canção?
Ela foi de facto primeiro interpretada por Louis Armstrong em 1967, mas foi escrita por Bob Thiele e George David Weiss, como um quase naïf hino pacifista (Woodstock à porta, o Vietname a doer pelas entranhas da América toda).
Por mim, embora goste cada vez de mais de Joey Ramone e do seu legado Pop, prefiro ainda a versão primitiva de master Louis, que parece ter vendido não mais de 1.000 cópias nos EUA quando lançado, antes de ser nº 1 no Reino Unido.
Atenção também à versão de 1995 dos Flaming Lips, a pedir meças a esta do grande Joey.
As covers ao Petty e ao Bowie vão-me dar que escrever ó Simão. I'll be back.
VM

João Francisco disse...

Andas a ver muita MTV2, pensas que não te conheço =P! Bom, quanto a mim não há grandes dúvidas, a versão dos Muse de "Feeling Good" é fabulosa. Muito boa gente pensa que é original deles, e isso é um sinal de que a cover está realmente muito bem feita. Assim como a "The Man Who Sold The World" também está muito bem apanhada. Mas deixo aqui uma sugestão, uma autêntica relíquia, que para mim, (quase) supera a Feeling Godd dos Muse. "Nobody Does It Better" originalmente interpretada por Carly Simon, numa versão dos Radiohead. Nas palavras de Thom Yorke, "the sexiest song ever written"... Dá uma espreitadela ;) http://www.youtube.com/watch?v=kHe-iwAI9BE

João Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Francisco disse...

Ah e é imperdoável não teres incluído a "Hallelujah" do Leonard Cohen, cantada pelo Jeff Buckley...

http://www.youtube.com/watch?v=zLQUdHMFpBQ

Vitor Reis M disse...

Os Nirvana atacaram Bowie fazendo um Bowie igual a Bowie. A versão da melhor canção do mágico teria de ter sido inventiva, capaz de acrescentar. O próprio interpretou de formas variadas o original, que de facto está quase igualzinho nesta versão de Cobain, mas sem a aura de David.
Os Strokes são quase sempre muito bons e a citação é "fair enough". Já o Tom Petty é do melhor que a América nos deu, na linha do "white hard blues" e eu próprio não conheço uma cover a merecer registo.
Excelente é a versão de "Police in My Back", essa sim fresca, provocadora e capaz de surpreender. Ela é para mim a melhor das 5 covers.

Anónimo disse...

olá simão , como me pediste, vou colocar aqui um comentário. Escrevo-o aqui nesta pequena janela, porque é o sítio normal para escrever um comentário a um blog. Normalmente não faço comentários num blog. Quando sou espicaçado, ou quando recorrem a armas tão poderosas como é o próprio charme. E tu tens essas armas. És um charmoso. Como neste momento, e através de uma janela( esta um pouco maior) , pediste-me uma sugestão, eu proponho-te um desafio. Colocar as melhores covers de travestis que conseguires arranjar; e eu vou estar atento, porque sou entendiú nessa matéria. Não me tentes enganar ó parvalhão.O público merece.