quarta-feira, outubro 29, 2008

Peixe:avião

Pois é, para não ficar atrás do mote dado pelo Simão aqui há uns dias atrás, hoje quero-vos falar de uma outra banda portuguesa com álbum de estreia fresquinho nos escaparates. Justiça seja feita ao nosso amigo Breites, que se antecipou a mim.

Os Peixe:avião são um quinteto de Braga, e a sua música expressa muita influência de uns amigos nossos conhecidos cujo nome começa em "R", acaba em "d" e tem "adiohea" no meio. Com isto, alguns de vós pensarão que isso ou é muito bom, ou é muito mau. Posso-vos garantir que neste caso não poderia ser melhor. Os Peixe:avião são talvez a banda portuguesa que mais me entusiasma ouvir desde os Ornatos Violeta. A sua música mistura rock com electrónica, ambientes etéreos e envolventes, guiados pela voz de Ronaldo Fonseca, cujo falsetes e notas prolongadas e ternas fazem lembrar tão bem o nosso amigo Tomás Iorque. Mas os peixe:avião merecem mais do que esta constante comparação com os deuses britânicos. A sua música já demonstra uma personalidade vincada, e as letras das músicas um estilo muito característico. O álbum de estreia "40.02" é um começo extraordinário, e deixa muitos e bons sinais de que podemos estar a presencear do nascimento de uma banda de culto em Portugal. Deixo-vos com 2 musiquinhas, mas aconselho vivamente a audição do album por inteiro. A ter em muita atenção.


Nortada - peixe : avião


A espera é um arame - peixe : avião

1 comentário:

Breites disse...

Adquiri o álbum d'Os Pontos Negros há duas semanas e ainda não fiquei totalmente convencido... algumas músicas do EP caberiam bem neste primeiro álbum, digo eu.

Quanto aos peixe:avião não encontrei na FNAC para comprar mas já arranjei uma alternativa e espero tê-lo para audição já amanha [a net tem destas coisas... :)]. O meu comentário ao post do Simão foi apenas baseado nas visitas ao myspace dos rapazes e por isso tens mais propriedade para falar deles que eu.

Continuação de boas audições,
abraço