Estes fulanos merecem referência. Quanto mais não seja por esta música intitulada Conto de Fadas de Sintra a Lisboa. São Os Pontos Negros e tresandam a Verão. A guitarra seca, os ritmos dançáveis e toda a frescura em torno deste "mega single" fazem-me ter vontade de comprar o álbum, que ainda não conheço (mas promete!). Numa altura em que parece que só há para aí "Clãs" e "Davides Fonsecas" sabe sempre bem ouvir estas coisinhas boas da música portuguesa.
Ele era um cavalheiro
E dele transpirava elegância
Ela era gata borralheira
Tivera que limpar a sua infância
Ele velejava no verão
E esquiava no inverno
Ela trabalhava ao balcão
De um qualquer estabelecimento moderno
Ele gostava de reluzir em si
O estilo da capital
Ela já não conseguia distinguir as cores
Da bandeira nacional
Ele tinha em vista imensos títulos
Uma futura ordem do infante
Ela achava o levantar do chá com o dedo mindinho
Algo deselegante
Mas ele um dia curvou-se a seus pés
E ela passou a ocupar o tempo
A descobrir o que era a cultura
E ele confinou-se aos seus aposentos
E descobriu a costura
Ela quis vir a entender o universo
E começou a ler Platão
E ele resolveu perceber o que era a justiça
Em frente à televisão
A ele de nada lhe valeu a carência
Nem a casa no largo do rato
Porque ela sabia que era cinderela
E enganou-o com um sapato
Ele queria ir à presidência
Agora rendia-se à evidência
Com mulheres que calçam o quarenta
Ele vai revelar prudência
Hoje ele ainda beija os seus pés
Cumprimentos, Simão Martins
2 comentários:
Eu também ainda não ouvi o resto do álbum mas por este fantástico single e pelo EP de 5 faixas que lançaram anteriormente merecem toda a atenção.
Curioso é que parece que está a aparecer uma nova vaga de bandas a cantar em Português e a tratar muito bem as palavras. Não sei se conheces os peixe:avião, que são outra banda a dar os primeiros passos. E começam bem, logo com os maiores elogios de gente como Adolfo Luxúria Canibal. Está-se mesmo a ver no que isso vai dar...
http://www.youtube.com/watch?v=iaOU7ApkMns
Quanto aos Clã, deviam era ser mais reconhecidos, porque são um marco na música pop cantada em Português e donos de uma carreira bem cimentada, sem andarem a vender musicas para os genéricos das novelas da TVI.
Já me alonguei de mais :P
abraço miúdo
Oh Breites pá, antecipaste-te, estragaste-me o esquema. É que ia já fazer um post aqui de seguimento ao do meu parceiro bloguista a elogiar precisamente esses rapazes. Comprei o cd dos peixe:avião, e após algumas audições devo dizer que é a melhor coisinha a fazer-se por cá desde há muito tempo. Há muito tempo que não ouvia uma banda portuguesa que me deixasse completamente rendido. Tanto musicalmente, como liricamente, eles são excelentes, criam harmonias e atmosferas absolutamente envolventes. Claramente que retiram grande inspiração dos Radiohead, mas já se nota uma identidade muito própria na música deles. São 40 minutos muito, muito bons. Altamente recomendável ;)
Enviar um comentário